quinta-feira, 8 de março de 2012

98 RESPOSTAS CURIOSAS

 Por que os ursos polares não comem os pinguins?
É uma simples questão geográfica: os ursos polares vivem no polo norte, no Ártico e os pinguins, no polo sul, na Antártida. Tem o planeta Terra inteiro separando-os.

Como são os sonhos de pessoas cegas?
Depende de como elas ficaram cegas. Se isto ocorreu após os 7 anos de idade, seus sonhos assemelham-se aos de pessoas que enxergam normalmente. Se a cegueira for proveniente do nascimento ou de quando a pessoa era muito jovem, a situação é diferente. Pelo fato de nunca saber ou de não se lembrar como é ver algo, o cego nada pode visualizar em seus sonhos. Estes envolvem apenas sons e sensações de cheiro, tato e paladar.

Como posso emagrecer comendo?
Coma muito aipo. O aipo tem menos calorias do que aquelas que seu organismo gasta para metaboliza-lo.

Por que os japoneses têm olhos puxados e nariz empinado?
Para sobreviver, o ser humano teve que se adaptar às condições da natureza. Acredita-se que os asiáticos têm uma espécie de prega de pele extra na frente das pálpebras porque precisaram se proteger da neve. Segundo estudos, seus ancestrais estiveram presos na Sibéria durante a Idade do Gelo. Os olhos puxados funcionariam como uma espécie de aba, impedindo que a neve se acumulasse na parte interna das pálpebras. Por terem olhos estreitos, protegiam-se contra a claridade da neve. O nariz mais curto, ou empinado, faria com que o ar pudesse ficar mais aquecido no seu trajeto até o pulmão.

Por que a gente boceja?
O bocejo é uma forma de evitar o sono ou o tédio. Quando bocejamos, nervos da face são ativados e estimulam o cérebro. O mesmo efeito pode ser obtido ao se mascar chiclete. Agora, misterioso mesmo é saber porque as pessoas bocejam quando vêem outras bocejando. Nem a ciência explica.

Por que nós soluçamos?
O soluço é a contração involuntária do músculo diafragma, responsável pela respiração, causado por irritação no nervo frênico. O soluço pode ser curado por um susto, que liberaria adrenalina e ativaria o tal nervo. Outra solução seria o banho gelado, que provocaria o mesmo efeito.

Quando um panda é menor que um rato?
Ao nascer, o filhote do urso é menor do que um rato.

Por que temos a sensação de estar com um nó na garganta quando choramos?
Porque quando a pessoa segura o choro, contrai os músculos do pescoço.

Você sabe a diferença entre uma pantera e um leopardo?
Não existe diferença. O nome pantera refere-se aos leopardos de cor preta. Por vezes, a puma e o jaguar também são chamados de pantera.

Qual a diferença entre a maconha hoje e a consumida na década de 70?
A maconha usada hoje é 10 vezes mais forte do que a da década de 70. Seus efeitos variam de pessoa para pessoa, mais sabe-se que eles aparecem cerca de 15 minutos após o uso e podem durar de 4 a 6 horas depois de um único cigarro.

Quem vive mais, os homens ou as mulheres?
As mulheres. Existem apenas dois lugares no mundo em que os homens vivem mais do que as mulheres: no sul da Ásia e no Irã.

Você pensa que o camelo é o animal que sobrevive mais tempo sem água?
Apesar de viver no deserto, o camelo resiste menos tempo sem água do que um rato

Por que ficamos arrepiados quando estamos com frio ou com medo?
Quando sentimos frio ou medo, nossa pele fica parecida com uma "pele de galinha". Isso se deve à concentração dos músculos ligados à base dos pêlos. Os folículos pilosos quando contraídos formam montinhos, deixando a pele com o aspecto arrepiado.

Por que só os homens têm pêlos nas orelhas?
Ter pêlos nas orelhas é uma característica hereditária. Para a sorte das mulheres, esse gene está localizado no cromossomo Y, que só os homens possuem.

Por que as minhocas aparecem rastejando no chão depois que chove?
Quando chove, os buracos do solo pelos quais as minhocas respiram ficam cheios de água. Assim, elas saem da terra para não morrerem afogadas.

Barata sem cabeça vive?
Pode parecer maluco, mas uma barata pode viver mesmo sem cabeça. Se removermos sua cabeça cuidadosamente, de forma que ela não morra pela perda de líquidos, a barata vai sobreviver. Sua morte acontecerá dentro de algumas semanas e sabe por qual motivo?
Por falta de comida!

Por que estalar os dedos faz um barulhinho ?
Porque quando o dedo estica, o líquido que lubrifica a articulação se desloca sob o vácuo formado entre as articulações, fazendo o barulho do estalo.

Você imagina o que pode acontecer se um polvo estiver com muita fome?
Se um polvo estiver com muita fome e não encontrar o que comer, ele devorará os próprios tentáculos.

Você sabia que algumas etnias passam mal com leite?
Geralmente, o leite não é muito saudável para adultos orientais e negros africanos. Seus organismos tendem a não produzir enzimas necessárias para digerir o açúcar natural contido no leite.

O que uma criança pode fazer no útero?
A criança, na barriga da mãe, é capaz de se mover, dormir, ouvir ruídos altos e chupar o dedo. Alguns pesquisadores vão mais longe e dizem que o bebê pode até registrar na memória fatos marcantes ocorridos com a mãe durante a gravidez.

Por que a baleia ejeta água?
Porque sendo um mamífero marinho, precisa subir periodicamente à superfície para respirar. Depois de ter inspirado, volta novamente à superfície para expirar e, ao fazê-lo, expele uma mistura de ar quente e úmido, sob a forma de um jato.

Do que é feito o chifre do rinoceronte?
O chifre do rinoceronte, único mamífero que tem tal saliência em seu nariz, não é absolutamente uma formação óssea, mas simplesmente um agregado de pêlos, endurecido por queratina.

Como os antropologistas diferenciam o esqueleto de um homem do de uma mulher?
Além do tamanho dos ossos, a principal diferença está no tamanho da bacia pélvica, que na mulher é maior, para facilitar a passagem do bebê durante o parto.

Por que os bebês recém-nascidos choram sem lágrimas?
Logo após o nascimento, quando o bebê chora, os pais não vêem as lágrimas porque as glândulas lacrimais só começam a produzi-las por volta da terceira semana de vida.

Por que os cactos têm espinhos?
Os cactos são plantas resistentes e sobrevivem bem às condições climáticas extremas do deserto, onde poucas outras plantas conseguem vingar. Os espinhos assim protegem os cactos contra o ataque de animais herbívoros, além de servirem para captar gotas de orvalho, como fonte adicional de água para a planta.

Por que a pimenta nos faz espirrar?
A piperina, um dos componentes químicos das pimentas branca e preta, é que dá o paladar agradável e picante às comidas. Já na mucosa nasal, entretanto, a piperina age como forte irritante.

Você sabe quantas vértebras contém o pescoço da girafa?
Apesar da girafa ter o pescoço mais longo de todos os animais, o número de vértebras, sete, é absolutamente idêntico ao de todos os outros. Simplesmente estão dispostos mais distantes uns do outros.

Quem tem mais ossos: um bebê ou um idoso?
Um bebê. Ao nascer, uma pessoa tem 300 ossos, mas conforme cresce, este número vai se reduzindo. Isso acontece porque alguns ossos se fundem. Na idade adulta, temos 206 ossos.

Você tem apetite de minhoca?
A minhoca come tanto que é até covardia comparar seu apetite com o de um leão. Um leão adulto, criado em zoológico, come 5 quilos de carne por dia - o que equivale a 2,5% do seu peso médio, de 200 quilos. A pequena minhoca bate de longe esse percentual. Come, por dia, o equivalente a todo o seu peso vivo.

Por que tenho "déjà vu"?
A sensação de já ter visto uma cena ou um lugar onde nunca esteve pode acontecer com qualquer pessoa. Ocorre quando a região do cérebro responsável pelo processamento da memória - hipocampo - é ativado fora de hora, exatamente quando acontece um fato novo. Daí a impressão de que o que está registrado já foi visto.

O que pode acontecer se você não beber água?
A água exerce função vital no nosso organismo e sua ausência pode causar dores de cabeça, moleza, confusão mental e pressão alta, porque o sangue fica mais grosso. A sede é um sinal de desidratação. Beba água. Sempre.

Por que a lagosta fica vermelha quando cozida?
O calor faz com que um pigmento vermelho-amarelado seja liberado dentro da concha. Essa reação química muda a cor da lagosta. O mesmo processo ocorre com os camarões.

Por que a aranha não gruda em suas próprias teias?
A aranha reveste de cola só os fios em espiral. Os fios do raio e da moldura da teia ficam secos. O aracnídeo é capaz de se movimentar rapidamente sem encostar nos fios grudentos.

O que você encontraria se raspasse os pêlos de um tigre?
Você encontraria uma pele igualmente listrada.

Qual a diferença entre a abelha africana e a européia?
Anatomicamente, é quase impossível distinguir uma da outra; ainda assim, as africanas são um pouco menores. A diferença entre elas é comportamental: as abelhas africanas são mais ativas enquanto produtoras de mel e defensoras da colméia. Além disso, elas se enraivecem com facilidade e, uma vez agitadas, demoram mais tempo para se acalmar (até 24 horas!). Também se caracterizam por defender suas colméias em maior número do que as abelhas européias.

Por que conseguimos derreter açúcar, mas não sal?
Qualquer sólido derreterá se a temperatura for suficientemente alta. Se você quiser derreter sal, tudo o que deve fazer é ligar o forno a uma temperatura de 801º C. O açúcar é um composto orgânico, e derrete a uma temperatura muito mais baixa: 185º C. O sal é inorgânico. Compostos inorgânicos requerem mais energia (no caso, calor) para passarem para o estado líquido.

Você sabia que as lagostas são canibais?
A menos que suas garras fiquem inutilizadas, esses crustáceos se devoram uns aos outros enquanto mantidos em tanques ou em caixotes nos navios. Por essa razão é que as garras são presas em elásticos ou com tampões de madeira.

Será que gasolina pode congelar?
Não importa o quão frio esteja, o combustível nunca congela. Abaixo de -117,5º C, a gasolina apenas se torna viscosa.

É possível ver o desabrochar de uma flor?
Sim. A prímula amarela abre somente ao escurecer, e o faz tão rapidamente que podemos ver e ouvir o fenômeno. Os botões parecem bolhas de sabão estourando.

Por que as baleias não desviam dos arpões atirados de navios baleeiros?
Pelo fato de ter seu globo ocular fixo, a baleia precisa mover todo o imenso corpo para mudar o seu ângulo de visão.

Você sabia que temos um órgão canibal?
Trata-se do estômago. Se ele não produzisse uma nova camada de mucosa a cada duas semanas, iria se autodigerir.

Por que os golfinhos têm tanta facilidade para acompanhar embarcações?
A propulsão da calda dos golfinhos é superior em eficiência a dos motores de algumas embarcações . Eles utilizam menos energia para atingir a mesma velocidade .

Você já pensou na relação do sapo com a camada de ozônio?
Pois é, os cientistas pensaram e, por isso, descobriram a o buraco na camada de ozônio. Na década de 50, alguns biólogos perceberam que ocorria uma diminuição do número de sapos, rã e salamandras - os batráquios - e apontaram que a culpa poderia ser dos raios ultravioleta vindos do sol, normalmente bloqueados pela camada de ozônio. Um estudo comprovou que este não era o motivo, mas despertou a atenção de outros pesquisadores para o buraco da camada de ozônio. Azar dos sapos, cujo desaparecimento continua sendo um mistério.

Responda rápido: todos macacos se penduram pelo rabo?
Não. Apenas os macacos do Novo Mundo (da América Central e do Sul) conseguem se pendurar pelo rabo. Os macacos do Velho Mundo (da África e da Ásia) não conseguem, mesmo que muitos tenham rabos longos.

Por que as palmas das mãos e as solas dos pés não sofrem queimaduras do sol?
A pele nas palmas das mãos ou nas solas dos pés é muito mais grossa do que em qualquer outra parte do corpo. Em virtude disto, seu efeito - de um verdadeiro filtro dos raios ultravioleta - é muito maior nesses locais, de tal modo que as queimaduras de sol raramente se desenvolvem nessa região.

Por que os cílios demoram mais a ficar brancos?
Os cílios têm a função de proteger os olhos da luz. Os cílios crescem num período relativamente curto e permanecem inalterados por muitos anos. Por causa da durabilidade, eles mantêm a sua pigmentação original.

Os mosquitos mordem para se alimentar?
Mosquitos não mordem e muito menos se alimentam do nosso sangue. Na verdade, as fêmeas (somente elas) perfuram suas vítimas com um longo e flexível tubo (probóscide) para sugar o sangue que servirá como nutriente para os seus ovos. Os mosquitos se alimentam apenas do néctar e da seiva de plantas.

Os pingüins vivem apenas no Pólo Sul?
Os pingüins não vivem apenas no Pólo Sul. Na realidade, das 17 espécies encontradas no hemisfério sul, apenas duas estão confinadas no Continente Antártico. Outras espécies são encontradas em praias que vão da África do Sul até a América do Sul, Autrália e Nova Zelândia. Há uma espécie que vive ali no Equador em virtude da água fria trazida pela corrente. Nenhum pingüim vive no Pólo Norte.

Por que se perde a memória depois de uma bebedeira?
Porque o álcool se infiltra através da corrente sangüinea, nas células do sistema nervoso central, provocando um efeito inibidor, o que causa uma "amnésia" - resultado de uma intoxicação intensa e da total falta de concentração.

Qual a diferença entre tubarão e cação?
Cientificamente não há diferença, ambos são sinônimos. Mas, popularmente, tubarão é o que come, cação é o que a gente come.

Por que sentimos calor quando tomamos vinho?
Porque o álcool contido no vinho provoca vasodilatação sangüínea, liberando calor à superfície da pele.

Como algumas espécies de peixes conseguem nadar em cardumes sem se perder?
Por causa de dois sentidos: o sistema da linha lateral (monorecepto) e a visão. Existe movimento migratório no mar?
Sim, os peixes fazem longas viagens pelos oceanos. O atum, por exemplo, põe seus ovos nas águas quentes do Caribe e, depois, vai para o norte do Atlântico, ao largo da Nova Escócia, no Canadá. A enguia faz uma viagem ainda mais comprida. Deixa os rios da Europa, atravessa o Atlântico até o mar dos Sargaços (perto das Bermudas) e põe seus ovos ali. Depois, as jovens enguias voltam aos rios da Europa onde crescem.

Por que temos sobrancelhas?
Os pequenos e escassos pêlos desempenham papel importante na proteção dos olhos. A chuva ou o suor que escorrem pela testa têm seu fluxo desviado dos olhos pelas sobrancelhas. Assim, elas nos permitem enxergar mais claramente, evitam que o sal presente no suor queime ou irrite os olhos, e os mantêm secos.

Você sabe o que os tigres siberianos e os ursos polares têm em comum?
Ambos são cegos ao nascer.

Você sabe quantas informações o cérebro é capaz de guardar?
O cérebro humano pode armazenar até 500 vezes a informação contida em uma coleção da Enciclopédia Britânica.

Alguma vez seu olho já tremeu?
O tremor dos olhos acontece quando o músculo responsável pelo fechamento das pálpebras se contrai. Cansaço ou tensão são duas causas comuns. O músculo se movimento rápido para fazer circular mais sangue na região e dissipar o ácido lático, que causa irritação nas terminações nervosas.

Você conhece um animal que não bebe água?
O rato-canguru é um habitante do deserto. Sua força e vitalidade surpreendem. Nunca bebe água propriamente dita. Mantém-se vivo e hidratado retirando o líquido do seu próprio alimento. Aí, Maurício de Souza, o Cascão não tá precisando de um bichinho de estimação?

Quem demora mais para se decompor: um chiclete, um palito de fósforo ou um pedaço de papel higiênico?
O chiclete. Se não grudar no sapato de ninguém, leva até cinco anos para sumir. O oxigênio e o calor o fazem perder a elasticidade. Depois, as bactérias dão conta do açúcar e das resinas que sobraram. Palitos de fósforo demoram até seis meses para se decompor em ambientes úmidos. E papel higiênico volta à natureza em três meses, na média.

Você sabia que pode salvar uma árvore economizando papel?
Cada árvore produz 50 quilos de papel. Logo, 50 quilos de papel economizados salvam uma árvore. Use o verso das folhas de sulfite. Imprima textos em letras menores. Economize e ajude a salvar o planeta.

Gato tem umbigo?
Sim, mas ele não se parece com o umbigo de um humano. O umbigo dos gatos é uma longa cicatriz, quase sempre coberta por pêlo, localizada logo abaixo da caixa torácica.

Qual a diferença entre feto e embrião?
Embrião é o nome que o futuro bebê recebe até o terceiro mês da gravidez. A partir de então, passa a ser chamado de feto.

Você sabia que os elefantes têm velório?
Quando encontram um elefante morto, os companheiros da manada têm um comportamento tradicional, cumprem uma espécie de ritual. Os animais se aproximam do morto, mexem com seus ossos, como se procurassem a causa de seu falecimento.

Você sabe o que é um celacanto?
O celacanto é um tipo de peixe que ainda existe e seria o "parente" mais próximo dos anfíbios. Pensava-se que o animal estava extinto até 1938, quando um foi encontrado em águas profundas próximas à África do Sul.

Queda de cabelo?
Em certas épocas, a queda de cabelo é mais acentuada, mas isso não significa que estamos ficando calvos. Como os animais, que trocam a pelagem, nossos cabelos também são substituídos (felizmente não todos de uma vez). Estima-se que um fio de cabelo humano dure de 2 a 6 anos.

Você sabe qual animal contribui para o reflorestamento?
Há uma estimativa de que milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos, que enterram nozes e esquecem onde as deixaram.

Porque os gatos bebem pouca água?
Originalmente, os ancestrais dos gatos eram animais do deserto. Em virtude disso, os rins dos felinos se adaptaram muito bem à vida sem água. Eles são capazes de eliminar toxinas sem precisarem de muito fluido ( fato que explica por que a urina dos gatos é tão concentrada e possui um cheiro horrível ).

O que é o tendão de Aquiles?
É a parte do corpo que conecta os tendões dos músculos da panturrilha ao osso do calcanhar. É o mais forte e rígido dos tendões humanos.

Você se acha parecido com um chimpanzé?
Pode não se achar, mas somos mais parecidos do que imagina. A diferença entre o DNA de um ser humano e o de um chimpanzé é de menos de 2%.

Você sabia que os jacarés também choram?
Quando o réptil se encontra fora d'água, suas glândulas lacrimais trabalham em dobro. Assim, até ao devorar uma presa o "bichinho" debulha-se em lágrimas.

Por que as abelhas dançam?
Ao encontrar alimento farto, as abelhas voltam para a colméia e, dançando, indicam a direção e a quantidade do alimento encontrado, participando assim sua descoberta com as outras abelhas.

Qual é o único animal que nasce com corno?
A girafa. Ao nascer, os cornos estão abrigados na cabeça mas dentro de uma semana mais ou menos, surgem externamente.

Por que sentimos um choque ao batermos o cotovelo?
Porque temos no cotovelo um nervo muito exposto, chamado Ulnar . Este nervo está portanto suscetível a batidas . O nervo Ulnar está ligado aos dedos mínimos e anelar, daí a sensação de choque se irradiar do cotovelo até os dedos da mão.

Por que urinamos de forma descontrolada quando somos submetidos a situações de medo ou pânico?
Porque o estresse causa uma alteração no controle autônomo do esfíncter urinário, ou seja, a bexiga apresenta contrações involuntárias, diminuindo sua capacidade de armazenamento da urina, o que causa o descontrole.

Por que o monóxido de carbono é tão prejudicial a nossa saúde?
Porque o monóxido de carbono se combina com glóbulos vermelhos muito mais rapidamente que o oxigênio, impedindo que este último seja transportado às células.

Você sabe o que é a cera do ouvido?
A cera de ouvido é formada por óleos e gordura. O ouvido fica protegido de pó e de pequenas partículas, que ficam presos nessa cera.

Por que a água de coco é tão benéfica ao nosso corpo?
Porque a água de coco é rica em sais minerais, principalmente sódio e potássio, e hidrata o corpo com pouquíssimas calorias.

Em que parte do corpo humano você encontra uma amostra completa do seu DNA?
No cabelo. O bulbo capilar fornece uma verdadeira cópia heliográfica do DNA.

Por que se deve beber chope com espuma?
A espuma é essencial para manter o gás. Ela protege a bebida do contato com o oxigênio, que faz o chope amargar. A espuma também atua como isolante térmico, ajudando a preservar a temperatura do chope.

Por que ocorre o coma?
Quando um paciente está em coma significa que seu estado é de inconsciência - nenhuma estimulação é capaz de despertar o doente. O coma ocorre quando o córtex ( parte mais externa do cérebro) é afetado, a pessoa perde as atividades cerebrais superiores - como a consciência, capacidade de percepção e reatividade, mas conserva as funções autônomas, como a respiração e a circulação. A volta do coma pode ser complicada dependendo do nível da lesão cerebral. Os especialistas concordam que quanto mais tempo em coma, menor é a chance de o doente voltar , mas discordam sobre prazos: para alguns, após três meses, é difícil que a volta ocorra sem sequelas; outros acham que fazer qualquer prognóstico é arriscado.

Ah, como a vida é bela! Apaixonado?
Saiba o que os cientistas dizem para explicar essa sede de viver... Sabe quando o dia amanhece sorrindo para você?
Então, para a ciência, aquele olhar apaixonado, de peixe morto, tem explicação. Quando a pessoa fica apaixonada, seu organismo produz grandes doses de três tipos de anfetaminas: dopamina, norepinefrina e feniletilamina. Essas três substâncias provocam euforia e podem causar dependência - uma possibilidade para explicar o comportamento de pessoas que não conseguem manter relacionamentos duradouros. Quando o relacionamento vinga, depois de dois ou três anos, os amantes começam a produzir mais endorfina, substância que dá sensação de segurança e tranqüilidade.

Do que é feito o absinto?
A bebida alcóolica absinto é preparada a partir da losna ou erva-dos-vermes (Artemisia absinthum), arbusto originário da Europa com até um metro de altura. Hoje, é muito comum também em hortas brasileiras. No preparo do absinto, a planta passava por misturas e formulações com outras ervas. Gerava uma bebida com altíssimo teor alcóolico, uns incediários quase 60 graus. Só para você ter uma idéia o teor alcóolico da habitual cervejinha fica por volta dos 5 graus...

Você sabe por que os gases nobres são chamados assim?
O termo nobre se refere à ausência de reatividade química nesses gases inertes. São seis os gases nobres: hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio.

Você sabe o que é tafofobia?
Muitas pessoas pedem para serem cremadas com medo de serem enterradas vivas. Esse receio de acordar dentro de um caixão, debaixo da terra, sufocado, é chamado tafofobia - medo de ser enterrado vivo.

Você sabia que em um enforcamento a pessoa não morre por ser estrangulada?
Ao contrário da crença popular, a causa da morte em um enforcamento não é o estrangulamento, mas a lesão provocada na parte superior da medula espinhal. Esta se dá com a fratura ou o deslocamento das vértebras cervicais. A morte é quase instantânea e acaba sendo mais rápida do que em outras formas de execução, como a guilhotina, a câmara de gás e a cadeira elétrica.

Você já viu animais com três cérebros?
Os estegossauros tinham três cérebros. Eram animais gigantes, com cerca de 7 metros de comprimento. Paleontólogos descobriram nos fósseis dessa espécie dois "cérebros auxiliares", um no pescoço e outro na cauda, perto da bacia, que ajudavam o cérebro-chefe, cujo tamanho era similar a uma bola de pingue-pongue. Os "cérebros auxiliares" eram nódulos de neurônios (células nervosas), dentro das vértebras do bicho. Provavelmente, sua função era coordenar alguns movimentos do corpo, auxiliando na locomoção.

Você sabe como surgiu o brega?
O termo surgiu para designar pejorativamente a preferência musical das classes sociais mais baixas. A idéia era satirizar os excessos de sentimentalismo musical em canções típicas como: Coração Materno, de Vicente Celestino, ou Paixão de um homem, de Waldik Soriano. Alguns artistas reagiram ao rótulo e cunharam a frase: "Se cantar o amor é ser brega, então sou brega".

Qual é o maior de todos os animais?
A baleia azul. Ela pode chegar a medir até 30 metros e pesar 120 toneladas. Traduzindo em elefantes: o comprimento de seis animais e o peso de dezessete.

Qual a única parte do corpo humano não recebe sangue?
A córnea. Ela não é suprida pelo sangue e absorve o oxigênio necessário diretamente do ar.

Você sabia que as formigas saúvas não comem folhas?
Na realidade, as saúvas cortam e carregam folhas e pedacinhos de insetos em decomposição para o interior do formigueiro, porque servem para formar fungos especiais. As formigas se alimentam desses fungos.

Como surge a cãibra?
É um espasmo muscular, comum na barriga da perna, que ocorre após muita atividade física, quando a energia acaba e a musculatura se contrai e não relaxa. Para fazer a cãibra passar, é preciso contrair o músculo oposto ao que está doendo, como fazem os jogadores de futebol. Se a cãibra for na barriga da perna, é preciso alongar os músculos da parte da frente, esticando o pé para trás.

Como sobrevivem os peixes em um lago congelado?
Nos lagos profundos, somente a região superficial fica congelada durante o inverno. Na parte mais funda, a temperatura da água se mantém relativamente inalterada e mais alta que da superfície, permitindo assim, que os animais aquáticos sobrevivam.

Pele de rinoceronte à prova de bala?
O quadrúpede tem a pele tão espessa, que serve para a fabricação de excelentes escudos, quase à prova de balas. Um projétil de espingarda disparado à distância de 600 metros não perfura a duríssima epiderme do animal. Os caçadores mais experientes aproximam-se do animal para atirar à queima-roupa.

Você sabe o que é bruxismo?
È uma doença que atinge de 5% a 10% da população. Em geral, decorre de um distúrbio nervoso, não grave, resultante de estresse ou tensão. Durante o sono, o cérebro envia estímulos para a mandíbula que fazem o dorminhoco tenso esfregar os dentes. O bruxismo pode ser resultado também de problemas fisiológicos, como encaixe errado da arcada dentária superior com a inferior, capaz de desencadear reação neuromuscular.

Se você jogar uma casca de banana no seu jardim, em alguns dias não encontrará nada. Por quê?


Porque a casca de banana é biodegradável, ou seja, se decompõe naturalmente. Agora, se você fizer o mesmo com plástico ou vidro, pode esquecer. Ninguém sabe quanto tempo esses materiais levam para voltar à natureza. Simplesmente porque isso ainda não aconteceu. O plástico existe há apenas cem anos e resiste à umidade e a produtos químicos. O vidro não pode ser consumido por nenhum ser vivo. Há garrafas de vidro com mais de 2 mil anos de idade. A única saída para que esses materiais não abarrotem nossas cidades, nossas florestas e nossa vida é reciclá-los, reaproveitá-los industrialmente. Do contrário, estaremos fadados a conviver para sempre com montanhas e montanhas de plásticos usados e vidros velhos.

Qual inseto mata mais de um milhão de pessoas por ano?
O pernilongo, por transmitir a malária, infecta 200 milhões de pessoas por ano, e mais de um milhão morrem.

Por que depois de uma boa noite de sono, acordamos com os olhos inchados?
Quase 70%25 do nosso corpo é formado por líquidos. Quando dormimos, ocorre uma redistribuição e a cabeça recebe uma parte maior de água do que a que se concentra nela durante o dia. Durante o dia, os líquidos do nosso corpo tendem a se acumular nas pernas, graças à famosa força de gravidade.

Afinal, o que engorda mais: o arroz ou o macarrão?
Se compararmos cem gramas de cada, o arroz ganha. Porém, o macarrão leva a fama porque se adiciona gordura no seu cozimento e soma-se a ele os molhos com suas variações calóricas.

Por que dizem que o vinho tinto garante a longevidade?
Porque a casca da uva contém uma substância química antioxidante, que protege as artérias contra o acúmulo de colesterol, além de uma ação anticoagulante semelhante a da aspirina.



Fonte:  

Nenhum comentário: